Mais Ninja
Desde seu lançamento, a Ninjinha chegou com a proposta de ser uma
motocicleta esportiva de entrada para o motociclista. Agora, com a nova
Ninja 300, a Kawasaki parece afinar seu modelo para oferecer uma moto
com cara e alma esportiva ao seu consumidor, de perfil jovem e estilo
arrojado.
Com design inspirado na superbike ZX-10R e farol duplo, o volume da
Ninja 300 fica concentrado na parte frontal da motocicleta. Os piscas
dianteiros incorporados à carenagem e a nova saída do escapamento também
deixam clara a intenção da Kawasaki em remetê-la à sua esportiva de
1.000 cm³. O novo modelo traz novas rodas com desenho mais atual e um
painel reformulado com display digital junto do conta-giros analógico.
Novidades mecânicas
O novo motor de 296 cm³ tem dois cilindros paralelos, oito válvulas e refrigeração líquida. Para o aumento da capacidade cúbica, o curso dos pistões foi alterado - de 41,2 para 49 milímetros - e a Ninja 300 agora tem cilindros em alumínio, assim como as motocicletas maiores da Casa da Akashi.
Com essas novidades, o propulsor passa a oferecer 39 cv de potência a 11.000 rpm e um torque de 2,8 kgf.m máximo nas 10.000 rpm. Esses números evidenciam a preocupação da Kawasaki em melhorar a pilotagem urbana, uma condição crítica no modelo atual.
O câmbio de seis marchas atua em conjunto com a embreagem deslizante que, na teoria, torna o acionamento do manete esquerdo mais leve e evita o travamento da roda traseira nas reduções de marcha, característica sempre presente nas superesportivas de um litro.
Ainda preocupada com o comportamento da nova Ninja no trânsito urbano, a Kawasaki encurtou a primeira marcha e alongou a sexta e a relação secundária - a coroa está com 42 dentes em vez de 43 para melhorar a velocidade final. Todas as alterações deixaram a Ninja 300 três quilos mais pesada (172 kg) em relação a Ninja 250 presente em nosso mercado.
Há também um chassi mais rígido e pneu traseiro mais largo (de 140 mm em
vez de 130 mm), além de um assento - bipartido - dianteiro mais
estreito, priorizando a tocada mais esportiva, mas sacrificando o
conforto.
Já os freios mantiveram as especificações da Ninja 250: disco em forma
de pétala de 290 mm na dianteira e 220 mm na traseira, ambos com pinça
de dois pistões. A diferença é que agora há a opção do sistema de freios
ABS. O garfo telescópico dianteiro e a suspensão monoamortecida
ajustável na traseira completam o conjunto ciclístico da nova Ninja 300.
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