Quando uma formiga morre, frequentemente vemos outra formiga carregando o cadáver.
Formiga argentina carregando a companheira morta
Dependendo da espécie, o cadáver é levado para cemitérios onde se empilha o lixo ou é carregado para fora do formigueiro. Este ritual serve para manter o formigueiro limpo, livre de patógenos.
Mas, como as formigas sabem que a “fulana morreu”?
Tem-se identificado algumas substâncias produzidas pelo cadáver que alertam o falecimento, principalmente ácidos graxos, como ácido oleico. Em um experimento muito famoso de E. O. Wilson, ao impregnar uma formiga viva com ácido oleico, a coitada é imediatamente levada para o cemitério!
Porém, há algumas espécies que fazem exatamente o contrário, pois são as formigas vivas que produzem substâncias (dolichodial e iridomyrmecin); ao morrerem, rapidamente, estas substâncias saem do cadáver e a ausência alerta a comunidade: Formiga morta!
Este comportamento de carregar não é exclusivo para as companheiras mortas, as companheiras vivas podem ser carregadas pelas operárias, quando há mudança de formigueiro. Neste caso, é comum ver as larvas também sendo carregadas.
Aphaenogaster cockerelli carregando uma larva
Recentemente, em uma espécie de formiga asiática (Pachycondyla chinensis), foi descoberto um comportamento bem peculiar! Basicamente, quando uma formiga acha um alimento grande que não dá para ela carregar sozinha, ela volta para o formigueiro e carrega uma formiga para o local do alimento, essa formiga por sua vez, ajuda levar o alimento para o formigueiro.
Formiga levando a companheira para ajudar a carregar o alimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário