quarta-feira, 11 de maio de 2011

Operação Red Wings: Uma emboscada para os SEALs!

A operação Red Wings foi uma missão na província de Kunar , no Afeganistão , envolvendo quatro membros da Marinha dos Estados Unidos SEALs ,em 28 de junho de 2005.


Três dos SEALs foram mortos durante a operação inicial, assim como os outros soldados americanos das Operações Especiais (SEALs e Night Stalker ), cujo helicóptero foi abatido durante o vôo para prestar apoio e socorro para a equipe.

Marcus Luttrell , o único sobrevivente americano SEAL, era protegido por moradores locais que enviou um emissário para a base militar mais próxima permitindo uma equipe de resgate para localizar o SEAL ferido.



A EMBOSCADA.


A equipe SEAL, liderado pelo LT Michael P. Murphy e consistinda de suboficiais Mateus Axelson , Danny Dietz e Marcus Luttrell , estavam em uma missão para matar ou capturar Ahmad Shah , um talibã líder que comandou um grupo de insurgentes conhecido como Mountain " Tigres ", a oeste de Asadabad .

Depois de uma infiltração inicialmente bem sucedida, pastores de cabras local  se deparou com os SEALs "escondidos. Não foi possível verificar qualquer intenção hostil da pastores,  Murphy toma a decisão quanto ao que deve ser feito com eles em votação: Axelson votou para matar os afegãos, afirmando: "A decisão militar é óbvia", em referência a quase certeza de que os pastores iam alertar os talibãs. Dietz abstiveram-se e Murphy Luttrell teve o voto decisivo, mas avisou que as mortes teriam de ser notificadas e que eles seriam atacados pelos " liberais mídia dos EUA ", e quase certamente enfrentar acusações de homicídio.Então Luttrell votou a favor da liberação dos pastores.  "Foi a decisão mais estúpida,  que já fiz na minha vida.  Tinha realmente um voto que eu sabia que poderia assinar a nossa sentença de morte. Eu me transformei em um liberal meia-boca, imbecil,todo coração, sem cérebro.

Pouco depois, os pastores de cabra desapareceram sobre o cume da montanha, os SEALs foram confrontados por uma força de combatentes afegãos, estimada entre 150-200 Homens,Luttrell custou acreditar que os pastores  tinha dado a sua posição.

Os insurgentes criaram  um ataque bem organizado em três lados , o que obrigou os SEALs a começar  correr ladeira abaixo. Após 45 minutos de luta, Murphy foi para o aberto, depois de constatar  que o  rádio  não estava funcionando corretamente nas montanhas, e colocou a chamada de emergência para o apoio de seu telefone celular . Ele foi baleado no abdômen durante a conversa.  No entanto, ele voltou e continuou a batalha. Estima-se que a equipa SEAL mataram 40 a 80 Combatentes do Taliban durante a luta.

Após duas horas de combate, apenas Luttrell permaneceu vivo, embora ele estava deitado inconsciente por trás de um cume, onde ele tinha sido nocauteado pela explosão de um lança foguete .

A FALHA NO SALVAMENTO.

O único sobrevivente do ataque, Luttrell tentou se esconder enquanto esperava pelo resgate dos helicópteros que voam ..com um tiro na perna , percorreu sete milhas durante o resto do dia.  Ele permaneceu despercebido até que, caindo de uma laje, ele foi descoberto por um pastor afegão chamado Gulab , que convocou seus companheiros para ajudar a transportar o ferido Luttrell para a aldeia de Sabray-Minah.  Os moradores cuidaram de Luttrell, fornecendo alimentação e atenção médica, e protegendo-o do Talibã, que veio a a aldeia exigindo que ele fosse entregue a eles. Entretanto, quase dois dias depois do confronto inicial,  haviam 300 homens à procura de equipa,  e localizaram um Helicóptero derrubado e verificou-se que todos os 16 a bordo foram mortos.Um porta-voz do Taliban, Mofti Latifollah Hakimi , confirmou que o helicóptero havia sido derrubado por fogo insurgente, e prometeu entregar o vídeo feito durante o assalto aos meios de comunicação. 
Apesar de várias tentativas, os helicópteros de busca não foi possível localizar os feridos SEAL. Em 2 de julho, o ancião da aldeia, armados com uma nota de Luttrell, desceu para buscar a ajuda de Camp Bênção, um posto avançado Marinho vários quilômetros de distância, e aproximou-se primeiro-tenente Matt Bartels e recebeu a informação.
Com essa notícia, as forças dos EUA elaborou planos de extração, que de acordo com o tenente-coronel Steve Butow era uma missão de busca e salvamento a maior desde o Vietnã ".  Como as equipes de resgate fecharam  a vila, encontraram Luttrell e alguns dos moradores que estavam se movendo  de um esconderijo para outro.
Seis dias após a operação, uma equipe de busca localizou o corpo americano Murphy, bem como o corpo de Dietz.
 Condecorações :
Em 14 de setembro de 2006, Dietz e Axelson foram postumamente condecorado com a Cruz da Marinha "denodada coragem" e heroísmo. Luttrell também foi premiado com a Cruz da Marinha em uma cerimônia na Casa Branca . Em 2007, o tenente Murphy foi postumamente condecorado com a Medalha de Honra por suas ações durante a batalha. Em abril de 2008, Ahmad Shah , que era o alvo da Operação Red Wings, foi morto durante um tiroteio com paquistaneses polícia no -Khyber Pakhtunkhwa . 
Em 28 de junho de 2008, Luttrell e os familiares de soldados mortos no exterior foram homenageados em um jogo em San Diego Padres . Os participantes foram aplaudidos de pé pelos mais de 25.000 presentes.
Uma estátua intitulada Os Guardiões fica no Veterans Memorial Park Cupertino , em Cupertino, Califórnia . A estátua representa tanto Mateus Axelson e James Suh, nativos da região, afastando-to-back.

12 comentários:

  1. Complicado demais. Uma guerra sem fim?!

    ResponderExcluir
  2. Ideias confusos falta de respeito humano e a vida. Nunca vai acabar infelizmente. Deus no comando.

    ResponderExcluir
  3. não é querendo julgar nem nada , os caras foram herois mas o erro fatal foi não terem levado os 3 afegãos ao menos até serem resgatados e antes disso acharem que teriam sinal no topo da montanha :/ triste p kct

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na guerra aprendemos que melhor um desconhecido quase inimigo morto do que seu amigo de farda, o certo era mete bala nos 3 e o resto que se foda!

      Excluir
    2. Também acho, teria que ter levado os três com eles , e liberar assim que o resgate chegasse, simplesmente pensaram com o coração e deixaram de lado a razão e o óbvio, pagaram o erro com a própria vida. Mas tá bom, pelo menos agora temos aí um bom filme pra assistir,
      Kkk, que por sinal acabei de assistir.

      Excluir
    3. Realmente um bom filme compensa a vida de 3 soldados! Me surpreendo cada vez q vejo um novo idiota comentando asneira sem o minimo de empatia!

      Excluir
    4. Sim. Mas na verdade, eles tiveram um julgamento correto em liberar os "pastores". Pois, se os levassem cativos como prisioneiros de guerra, atrasaria muito a evasão. Levando em consideração que não havia comunicação via rádio.
      Penso que o objetivo inicial era tentar uma evasão rápida para conseguir se comunicar e solicitar uma extração aerea.
      No meu ponto de vista o maior erro foi demorar para usar o telefone de satélite. Isso custou a vida de quase toda a equipe. Triste. Michael Murphy e os demais, sem dúvidas,são grandes heróis tbm.

      Excluir
    5. TBM concordo o certo era levar os pastores como refém até um local mais segiro para a equipe.

      Excluir
  4. Verdade e bem pensado. Era só ter levado os prisioneiros ao local de comunicação e resgate.

    ResponderExcluir
  5. Poderiam no mínimo ter algemado os pastores entrelaçando os braços, dessa forma eles demorariam o dobro para chegarem. Erram e pagaram com a vida!

    ResponderExcluir
  6. Eu não pensaria duas vezes em amarra-los e levado a um local que oferecia menos risco.

    ResponderExcluir
  7. Praticamente essa decisão foi um suicídio, guerra é guerra, deveriam tê-los amarrados até a chegada do resgate ou até mesmo se livrado dos donos das cabras.

    ResponderExcluir