sexta-feira, 29 de junho de 2012

Golden Gate A Ponte dos Suicidas!

O diretor Eric Steel registrou os últimos passos de seis pessoas que se jogaram da ponte, conhecida nos Estados Unidos como a meca dos suicidas, e caíram de uma altura de quase 70 metros.
Em uma dessas cenas, em plena luz do dia, um homem de cabelo comprido, óculos escuros, vestido em uma jaqueta preta de couro, sobe na mureta de pouco mais de um metro de altura que separa os pedestres na passarela da queda.
Em seguida, de costas para a ilha de Alcatraz e a cidade de San Francisco, ele dá um passo atrás. Quatro segundos depois, o homem está morto nas águas da baía.

A Golden Gate Bridge (em português: Ponte do Portão de Ouro) é a ponte localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que liga a cidade de São Francisco a Sausalito, na região metropolitana de São Francisco, sobre o estreito de Golden Gate. A ponte é o principal cartão postal da cidade, uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos, e é considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
A ponte é um local frequente para suicídios. A queda dura aproximadamente quatro segundos e quem salta da ponte atinge a água a uma velocidade de 120 km/h, que é quase sempre fatal.
Uma contagem oficial foi feita, organizada por ordem de lâmpadas. A lâmpada mais próxima, dos 128 postes de iluminação da ponte, era a referência ao suicida. Quando foi terminada, em 2005, a contagem ultrapassava os 1200 suicidas e passou a adicionar um suicida a cada duas semanas, de acordo com a média da estatística. Em 2006 foram confirmados mais 34 suicidas e outros 4 suicidas cujos corpos nunca foram encontrados. No mesmo ano a entidade responsável pela ponte removeu 70 pessoas suspeitas de tentar cometer suicídio.
-

-
Trinta e duas pessoas saltaram para a morte da Golden Gate, em 2010, aproximadamente o mesmo número que em cada um dos dois anos anteriores, de acordo com o escritório do legista do Condado de Marin.
Trinta e uma pessoas se suicidaram no período em 2009, como 34 pessoas fizeram em 2008.
Estima-se que 1.400 a 1.500 pessoas cometeram suicídio no Golden Gate, desde que a ponte foi inaugurada em 1937.
A maioria dos que saltam – cerca de 83% – são residentes de Bay Area, de acordo com um estudo que investigou as mortes da ponte em 1994-2009.
Esse relatório também descobriu o suicida típico são homens, solteiros e de até. E muitos alunos precipitam-se sobre os trilhos sem qualquer preocupação.
Além daqueles que pularam da ponte o ano passado, 75 outras pessoas que “mostraram sinais de serem suicidas” foram arrancadas do parapeito da ponte, segundo o escritório do legista disse no seu relatório.


De todas as formas possíveis de suicídio, uma das mais populares é o de pular de uma ponte. No entanto, esta é uma formas menos recomendadas e vou explicar o porquê ao longo deste artigo.

No mundo há um suicídio a cada 40 segundos: morrem mais pessoas por esta causa que por conflitos bélicos. Os suicidas, pelo geral, sentem predileção pelas pontes e a Golden Gate, de São Francisco, tem um censo suicida de 1.500 mortos, seguida pela ponte Clifton, em Bristol, na Inglaterra e o viaduto do Príncipe Eduardo em Toronto e a Aurora Bridge de Seattle.
Ponte Golden Gate
A ponte, de três quilômetros de comprimento é muito bela: não em vão, é uma das Sete maravilhas do mundo moderno. A vista é espetacular: a baía de São Francisco e a ilha de Alcatraz.

Quando se cruza a Golden Gate não se percebe nada especial. É uma ponte segura, percorrida diariamente por milhares de pessoas e veículos. Mas as autoridades colocaram cartazes para dissuadir os suicidas e em um deles é possível ler "Crise Counseling. There is hope make the call. The consquences of jumping from this bridge are fatal and tragic". (As consequências de saltar desta ponte são fatais e trágicas).
Suicida pulando da Golden Gate
O suicida típico da Golden Gate tem 41,7 anos em media e o mais jovem foi uma adolescente de 14 anos. O mais idoso, um homem de 84 anos. 98% das vezes, o suicida morreu.

Os suicidas podem até acreditar que se atirar de uma ponte é uma maneira bacana, pacífica e segura de deixar este mundo, mas não é assim, tal e como assegura Ken Holmes, o coronel do condado de Marin que é responsável pelo policiamento da área da ponte.

Holmes afirma que quando lidam com um corpo de um cadáver normal, em geral está rígido como uma tábua porque os ossos e músculos estão todos em seu lugar, mas o corpo dos que saltam da ponte, ao contrário, parece um enorme saco de arroz, fica todo mole e frouxo já que a ossada está toda destroçada.

Em realidade, o corpo parte em pedaços de dentro para fora. Não é bonito, não é indolor, tudo o que acontece após um salto dessa ponte não tem nada de agradável. Em 4 segundos o corpo impacta contra as verdes águas que estão 73 metros abaixo. Antes de golpear a água, o corpo já atingiu a velocidade máxima de 120 km por hora.

O impacto final terá uma força de 7.000 kg por centímetro quadrado: isto é, esmagando os ossos e rasgando os órgãos internos. Dependendo do ângulo, o suicida pode lascar todas as costelas e rasgar o baço, os pulmões, o fígado e o coração, além de fraturas múltiplas na cabeça, rompimento do pescoço e a pélvis pode partir em duas.

E não é tudo, o coração pode se separar da aorta e no caso do suicida der o azar de continuar com vida após tudo isto, morrerá afogado e no meio de uma dor inenarrável.

O mais espantoso sobre o assunto, no entanto, é que há 28 saltadores que conseguiram sobreviver à queda apesar do pavoroso relato do que aconteceu. Sem dúvida são 28 pessoas que poderiam protagonizar Corpo Fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário