Em 3 de junho de 2009, duas aeronaves Super Tucano da Força Aérea Brasileira vetoradas por uma aeronave E-99, fizeram uso de suas metralhadoras de 12,7 mm contra um Cessna U206G de narcotraficantes procedente da fronteira entre a Bolívia e o Brasil. Interceptada na região de Alta Floresta D'Oeste - RO, e após esgotados todos os trâmites legais antes desta ação, uma rajada de munição traçante foi disparada em paralelo a trajetória do Cessna como Tiro de Aviso, forçando essa aeronave a seguir os Super Tucanos até o aeroporto de Cacoal - RO. Essa foi a primeira vez, desde que entrou em vigor a Lei do Abate em 17 de outubro de 2004 e que legaliza o Tiro de Destruição no Brasil, que se utilizou esse recurso no combate a aeronaves ilícitas. A bordo do Cessna, que antecipou seu pouso em Izidrolândia, distrito de Alta Floresta D'Oeste, foram encontradas 176 kg de pura pasta base de cocaína que poderiam se transformar em quase uma tonelada de cocaína. Os dois ocupantes da aeronave foram presos pela Polícia Federal em Pimenta Bueno - RO, após tentativa de fuga.
Ficha Técnica (EMB-314 Super Tucano)
Especificações
Dimensões
- Envergadura: 11,14 m
- Comprimento: 11,30 m
- Altura: 3,97 m
Pesos
- Vazio: 3.200 kg
- Máximo de decolagem: 5.400 kg
- Carga de combate máxima: 1.550 kg (cargas externas/munições)
- Tripulação: 1 piloto no monoposto ou 2 (1 piloto + 1 operador de sistemas/aluno) no biposto
Desempenho
- Velocidade máxima nivelada: 590 km/h (limpo)
- Velocidade de cruzeiro: 520 km/h
- Velocidade de estol: 148 km/h
- Alcance de traslado: 1.445 km (combustível interno) e 2.855 km (com tanques externos)
- Teto de serviço: 10.665 m
- Autonomia: 3,4 h (combustível interno) e 8,4 h (com tanques externos)
- Raio de combate: 550 km (Hi-Lo-Hi)
- Distância de decolagem / pouso: 900 m / 860 m
Estrutura
- Fatores de carga: +7 G / -3,5 G
- Pressurização: 5 psi
- Vida de fadiga: 12.000 h (combate típico) e 18.000 h (treinamento típico)
- Parabrisa: Resistente ao impacto de pássaros de 1,8 kg a 555 km/h
Armamentos
- Metralhadoras: (2x) FN Herstal M3P de 12,7 mm (.50 ) (internas nas asas)
- Canhões: (1x) pod de canhão GIAT M20A1 de 20 mm (sob a fuselagem)
- Foguetes: (4x) pods de lança-foguetes LM-70/19 de 70 mm
- Bombas: Mk 81 ou Mk 82 (emprego geral); BLG-252 (lança-granadas); Lizard ou Griffin (guiadas por laser)
- Mísseis ar-ar: (2x) AIM-9L; MAA-1 Piranha (homologado); Python 3 ou Python 4
- Mísseis ar-superfície: (2x) AGM-65
- Estações de armas: possui um total de 5 pontos (dois em cada asa e um sob a fuselagem)
Propulsão
- Motor: 1 turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68C de 1.600 shp de potência, controlado por computador FADEC (Full Authority Digital Engine Control)
- Hélice: 1 hélice Hartzell pentapá de 2,38 m de diâmetro
Sistemas e equipamentos
- Cabina blindada
- CMFD / HUD / UFCP / HOTAS
- OBOGS (sistema de geração de oxigênio)
- Rádio V/UHF M3AR Série 6000 (sistema datalink de transmissão e recepção de dados seguro)
- FLIR AN/AAQ-22 StarSAFIRE II (sensor ótico e infravermelho)
- NVG ANVIS-9 (óculos de visão noturna)
- CCIP / CCRP / CCIL / DTOS (sistemas de controle de tiro)
- HMD (visor montado no capacete) (opcional)
- Laser Range Finder (telêmetro laser) (opcional)
- Chaff & flare (sistema de autodefesa) (opcional)
- Sistema de treinamento virtual de armamentos e sensores
- Câmara e gravador de vídeo digital
- Stormscope WX-1000E (sistema de mapeamento meteorológico)
- INS / GPS (sistema integrado de navegação)
- Piloto automático
- Assento ejetável Martin-Baker Mk 10LCX zero/zero
- Freio de mergulho
- Ar condicionado
- Farol de busca
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