A BAE Systems, com o apoio do Swedish Defense Materirel Administration, está trabalhando em um sistema de ocultamento e descaracterização de veículos militares conhecido como ADAPTIV.
Os militares suecos chegaram à conclusão de que sensores e armas que trabalham no espectro infravermelho (IR) são as principais ameaças no campo de batalha agora e nos anos próximos. Ludibriá-los seria a melhor estratégia de defesa.
O ADATIV na verdade é composto por uma série de placas hexagonais metálicas com 2 a 3 cm de espessura que cobrem boa parte da superfície do veículo. As placas possuem circuitos eletrônicos abastecidos pela energia gerada pelo próprio veículo e estes regulam a assinatura termal do mesmo.

Funcionando como se fossem “pixels”, estas placas transformam o veículo em uma TV infravermelha gigante, que pode exibir praticamente qualquer coisa. Os operadores dos sensores a bordo do veículo podem mimetizá-lo (como se fosse um camaleão) com o seu entorno ou simular a assinatura IR de um veículo civil ou até mesmo de um animal.
O veículo não se tornará invisível, podendo ser muito bem visto a olho nú, mas o objetivo dos estudos é dificultar a detecção por sensores IR e, ao mesmo tempo, confundir projéteis guiados por IR.
Na verdade somente a introdução dos hexágonos não torna um veículo invisível. É necessário que o veículo possua outras adaptações necessárias como um sistema de exaustão com trocador de calor e arquitetura eletrônica compatível.