A Esquadrilha da Fumaça nasceu na antiga Escola de Aeronáutica, na cidade do Rio de Janeiro, com os vôos acontecendo sobre a Barra da Tijuca. A primeira demonstração oficial aconteceu em 14 de maio de 1952, quando um grupo de estrangeiros visitou a escola. Após as primeiras apresentações os “Cambalhoteiros” perceberam que os aviões e as acrobacias precisavam ser mais visíveis para o público. Desta maneira, em 1953, foi instalado um tanque de óleo, responsável pela produção da fumaça vista no céu.
Com o desenrolar da história, as aeronaves mudaram e novas acrobacias foram inseridas no repertório dos “fumaceiros”. Depois da aposentadoria do avião T6, foram utilizados o caça T24, de origem francesa, mas sua pequena autonomia fez com que ele fosse substituído. A necessidade de um novo avião fez com que a FAB encomendasse um modelo para atender as suas necessidades, com isso foi criado o Neiva T-25, que foi substituído pelo Tucano T-27, apresentado pela primeira vez em 1983. As cores da bandeira do Brasil só foram incorporadas as aeronaves no ano de 2002.
Em 2010 o esquadrão sofreu uma perda inestimável, o Capitão Anderson Amaro Fernandes faleceu durante uma apresentação em Lages, Santa Catarina.
A Esquadrilha da Fumaça tem como objetivo não só as acrobacias e apresentações públicas gratuitas – isso mesmo, se tem gente cobrando para que você veja as apresentações, vocês está sendo enganado – tem também a finalidade de valorizar a FAB e o sentimento de nacionalismo, marcar presença da FAB em eventos nacionais e internacionais e comprovar a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica brasileira, pois o Tucano e o Neiva são de produção nacional.
Atualmente a sede da Esquadrilha da Fumaça está localizada na cidade de Pirassununga, interior do Estado de São Paulo.
Caso ainda não tenha presenciado um show da Esquadrilha da Fumaça, entre no site e verifique a possibilidade de levá-los até sua cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário