CF-188 do Canadian Demo Team no momento da ejeção a 23.07.2010 Foto:RCAF |
Durante os treinos para a exibição de um CF-188 Hornet em Lethbridge a
23 de julho de 2010, a aeronave s/n CF188738 experimentou perda de
potência no motor direito, enquanto efetuava uma passagem baixa (cerca
de 300 pés) com elevado ângulo de ataque. Alheio ao problema, mas
sentindo o avião afundar ligeiramente, o piloto acionou máxima
pós-combustão em ambos os motores para completar a manobra. A aeronave
imediatamente começou a rodar sobre a direita, continuando com a mesma
atitude apesar de compensação com a manche de controlo e pedais de leme.
Com a aeronave a aproximadamente 150 pés de altitude e a 90º de
inclinação sobre a direita, o piloto ejetou-se do avião. A aeronave
continuou depois a trajetória em parafuso descendente, acabando por
atingir o solo de nariz.
A ejeção foi bem sucedida, mas o piloto acabou por sofrer ferimentos ao tocar o solo, após descida de paraquedas.
O relatório de acidente foi agora revelado publicamente pela Royal
Canadian Air Force (RCAF), revelando uma série de fatores que
contribuiram para o desfecho final do voo:
- o mau funcionamento do motor direito foi provavelmente devido a um
pistão de controlo de impulso preso, no sistema principal de controlo de
combustível do motor direito, que impediu o motor de progredir do
regime "flight idle" para máxima potência, quando a pós-combustão foi
acionada. O forte desequilíbrio de potência entre os dois motores, levou
o avião a sair do regime de voo controlado, sendo irrecuperável dentro
da altitude de voo.
- o facto da avaria ter sido impercetível para o piloto, antes deste tentar completar a manobra com o aumento de potência
Em resposta ao sucedido, a RCAF implementou um programa de upgrade ao sistema de controlo de combustível frota CF-188 em serviço.
O programa de demonstração do Canadian Demo Team foi também alterado,
com a altitude da passagem baixa aumentada dos 300 para os 500 pés,
aumento da intensidade dos treinos e assegurando também que ambos os
motores do avião que efetua a demo possuem sistema de controlo de combustível atualizado.
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