Um pneu mostrando a vista lateral e inferior do contato da banda de rodagem
Se você sair do carro e medir o tamanho do contato da banda de rodagem, provavelmente descobrirá que, na verdade, ele é ainda maior do que isso. Você pode medir a largura da banda de rodagem em qualquer ponto do pneu para ter uma boa idéia da largura de contato. Para obter o comprimento, pegue dois pedaços de papel e deslize-os sob a parte da frente e a parte de trás de um pneu até sentir que eles não podem mais avançar. Agora meça a distância entre os dois pedaços de papel.
A razão para o contato da banda de rodagem ser ainda maior do que esse cálculo sugere é que, na sua borda dianteira e na traseira, a pressão exercida sobre o solo não é muito alta. No ponto em que o pneu está apenas tocando de leve o solo, quase nenhum peso é suportado. Mas em direção ao centro do contato da banda de rodagem, cada vez mais peso é suportado.
Agora vamos supor que você diminuiu a pressão dos seus pneus para 7,5 lb/pol², 1/4 da pressão existente. Você descobrirá que o contato da banda de rodagem não aumentou quatro vezes. É aqui que entra a rigidez da estrutura da lateral do pneu. Quando a pressão está baixa a esse ponto, a estrutura do pneu começa a suportar parte do peso do automóvel.
Pneus de perfil baixo como os pneus de carros esporte têm estruturas laterais curtas e rígidas, assim, eles tendem a se comprimir menos que os grandes pneus dos utilitários esportivos e picapes. De fato, existem alguns pneus tão rígidos que podem rodar sem nenhuma pressão de ar. Estes pneus são chamados de pneus run flat (que podem rodar vazios).
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